Coluna T

Olá pessoal,

Se você, assim como eu, é amante e praticante (profissional ou amador) de corridas de rua e tem a intenção de continuar correndo, fique atento pois existem algumas lesões que são típicas desta atividade e podem atrapalhar seu desempenho ou levá-lo ao afastamento.

Entre as lesões mais comuns estão às fraturas por estresse, tendinopatias, fascite plantar, entorses e distensões e os principais fatores biomecânicos que contribuem para seu surgimento são os desvios posturais, uso de calçados inadequados, excesso de sobrecarga nos treinamentos, técnica inadequada entre outros. 

Para prevenir-se :

  • é imprescindível fazer um bom alongamento (sem pressa) antes e depois do treino; o alongamento aumenta a flexibilidade do músculo e do tendão deixando-os mais fortes e estruturados para absorver melhor o impacto da corrida;
  • aumentar gradativamente a carga dos treinos, obedecendo o planejamento estipulado quanto ao tempo e distância percorrida conforme orientado por um profissional de educação física;
  • adquirir um calçado adequado as suas características físicas e, se você treina todos os dias, alternar entre pelo menos dois tênis dando um intervalo de descanso de no mínimo 24h para que o calçado recupere as condições normais após a deformação produzida pelo impacto; 
  • alternar também a corrida entre diferentes superfícies: grama, asfalto, esteira, areia, etc;
Além dos fatores biomecânicos, fatores emocionais, exposição a mudanças climáticas e até disfunções orgânicas podem colaborar com o surgimento destas e de outras lesões, mesmo diante dos cuidados anteriormente citados.

E ATENÇÃO!!! 

Dor, de qualquer natureza, seja durante ou após os treinos, nem sempre indica lesão, mas é sempre um sinal de alerta que deve ser observado e investigado, sobretudo se persiste por mais de 24h.

Cuidado com o uso frequente do gelo!

Apesar de sua comprovada eficácia como tratamento analgésico e antiinflamatório locais, a crioterapia pode aumentar a probabilidade e dificultar a cura de lesões músculo-esqueléticas crônicas. Diante dos primeiros sinais ou sintomas de lesões procure um profissional capacitado para avaliá-las e tratá-las corretamente.

E finalmente, para manter seu bom desempenho, saúde e disposição física, tenha sempre à mão um “kit básico de sobrevivência”: um bastão de moxa (a base de artimisia vulgaris), um vidro de tigger balm e argila verde. 

Não sabe o que fazer com eles? Entre em contato e tire suas dúvidas, estarei à disposição para orientá-los!

Bons Treinos!