26.9.10

Desafio X-RUN 60 K Garopaba

O desafio X-Run aconteceu no dia 21 agosto em Garopaba, abrangendo no desafio montanhas, praias, dunas e trilha. A prova recebeu catarinenses, gaúchos e paranaenses e foi disputada em duplas, quartetos e octetos, com oito trechos pela frente, de cinco a onze quilômetros, totalizando um percurso de 60 quilômetros. 


Começamos a competição com um bonito nascer do sol, já prevendo um ótimo dia para desafiar os trechos da competição que tinha níveis de dificuldade variados, com terrenos planos e morros com até 360 metros de altitude.

 

Esta é a galera que competiu, da esquerda para a direita, Polezi, Ronan, Gustavo e Igor. A largado foi feita pelo Gustavo que teve um trecho de 5,8 km de dificuldade moderada e 95 % do trajeto na praia de Garopaba e com uma pequena trilha que leva até o segundo posto de troca que  fica perto da Lagoa do Siriú. 

O segundo trecho foi feito pelo Ronan, tendo desafiado um percurso de 11,1 km, sendo 100% estradão de chão batido, porém com uma subida constante de 170 m que leve até a Gamboa, e por fim volta até a lagoa do Siriú. Que passou para o Igor que desafiou um trecho de 4,9 km com 100 %de estrada de chão batido que contorna a lagoa do Siriú em direção à localidade de Macacu.

O quarto trecho foi feito pelo Polezi, tendo desafiado 8,6 km, num trecho que atravessa a serra do Macacu em direção ao bairro da Encantada, atingindo a altitude de 300 m acima do nível do mar, começando por um estradão, que aos poucos vira uma trilha com belo visual das lagoas da região, e com uma subida bem íngreme e pesada e por fim um descida de aclive igual que leva até o próximo ponto de troca. O quinto trecho foi desafiado pelo Ronan que teve o desafio de percorrer 8,8 Km no trecho considerado o mais difícil da prova, em função de atingir a maior altitude, 360 metros numa escalada só e sem dizer que as trilhas eram caminhos de moto-cross, logo era uma trilha em V, que é muito difícil correr.   

Porém em função da má sinalização muitas equipes pegaram o caminho errado neste trecho, incluindo a nossa equipe que acabou contornado o morro, não o desafiando. Mas no caminho encontramos um bom companheiro de corrida, como pode ser visto na figura abaixo.

O trecho 6 foi desafiado pelo Igor, tendo 6 km e seguido apenas por estrada de terra, e o 7 foi desafiado pelo Gustavo que pegou um dos trechos mais bonitos da prova, pois cruza as praias do Ouvidor, Barra e Ferrugem, sendo de 9,9 Km tendo a maior variedade de terreno com chão batido, praia, trilhas arenosas em restinga que termina na Palhocinha.

O ultimo trecho desta aventura foi desafiado pelo Polezi que tinha um desafio de 6,2 Km, com tinha de dificuldade a subida do Morro da Silveira, que tinha um desnível de 90 m de subida até a praia da Silveira, que o visual de cima do morro é de tirar o folego, e descida de igual desnível sentido o centro de Garopaba até a praia que se deu a largada.   


Por fim completamos os 60 km em 05:44 hs, ficando virtualmente como a segunda melhor equipe no geral e na nossa categoria que foi o quarteto, mas em virtude do 5 trecho termos pegado o caminho errado acabamos sendo desclassificados, o que deixou o pessoal muito triste, por que todos se dedicaram e correram muito e fizeram um ótimo tempo. 

Temos que agradecer ao nosso lindo corpo de staff, que nos ajudou muito no deslocamento entre os postos de troca e dando aquela motivação. Todo o pessoal da canela diz um muito obrigado pela presença de vocês que deram uma grande força para nós.

Por fim, ficamos triste com a nossa desclassificação em função de um erro da organização de prova, mas o trajeto é lindo, em meio as belas paisagens de Garopaba, como as Lagoas do Siriú e de Garopaba, as praias da Ferrugem, do Ouvidor, da Gamboa, da Barra e da Silveira.

Então galera até o próximo desafio que já tem data marcada, que é dia 27 de novembro em Canela, desafiando o X-Run 60k no Parque do Caracol. Já prevendo mais aventura e desafios de tirar o fôlego. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário